segunda-feira, 10 de maio de 2010

sobre batatas...

 Como o ingrediente principal do comida di quintal este ano foi  a batata, resolvi abrir a série de postagens que vou chamar de ´culturinha` falando um pouco deste vegetal que amo.

HISTORIA
A batata é um tubérculo da família das solanáceas, a mesma do tomate, berinjela e pimentão. De origem andina, a batata tem suas raízes no Peru, mais precisamente na região do lago Titicaca, onde vem sendo cultivada a cerca de 7000 anos. Tornou-se conhecida do resto do mundo quando do retorno de conquistadores espanhóis à Europa, ocupando gradativamente um importante espaço na alimentação da população mundial. É a terceira fonte de alimento para a humanidade sendo superada apenas pelo arroz e trigo. As variedades de batatas são tantas que só no Brasil é possível encontrar mais de 100 tipos diferentes, sendo que no mundo todo, existem mais de 600 tipos.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
No Brasil, a batata possui uma imagem de que é altamente rica em calorias, o que faz com que muitas pessoas deixem de consumí-la. Na realidade, a batata possui menos de 1% de gordura, e contém vitamina C, sais minerais, potássio, carboidratos e em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B. Esses nutrientes, porém, podem perder-se no cozimento. Isso pode ser evitado da seguinte maneira: lava-se as batatas para retirar a terra, sem descascá-las e nem cortá-las. Leva-se ao fogo com água suficiente para cobrí-las, até cozinharem completamente. Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas. A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo. As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo desinterias. As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna sua digestão lenta e difícil. Quando crua e ralada, combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele. Cozida, amassada e em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furúnculos. Rodelas de batata crua sobre a testa eliminam dores de cabeça. Cem gramas de batata fornecem 126 calorias.

COMO COMPRAR E CONSERVAR
A batata pode ser encontrada em uma grande diversidade de cores de casca e polpa. Entretanto, no Brasil, a preferência é por tubérculos de casca e polpa amarelas, a mais conhecida e a batata inglesa. Em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também se consome batata de casca rosada e polpa creme. Compre somente a quantidade necessária para o consumo de 1 a 2 semanas, de modo a ter sempre produto fresco em casa. A maioria dos consumidores prefere batatas de casca lisa, sem defeitos e de ótimo aspecto externo, entretanto pequenos defeitos na casca não comprometem a qualidade da polpa e o valor nutritivo da batata, sendo eliminados quando a batata é descascada. Evite armazenar a batata em geladeira pois esta quando mantida sob temperatura muito baixa fica com o sabor adocicado e escurece ao ser fritada. A batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-as. Ou então, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida colocando-os em uma vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele.

COMO CONSUMIR
A batata é uma hortaliça muito versátil que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe ou substituindo o arroz e o macarrão. As maneiras básicas de preparo da batata são a batata cozida, assada e frita. A forma de preparo mais popular, a batata frita, não é a mais saudável, em função da perda de nutrientes e do excesso de gordura associado a este prato. Enquanto uma porção de batatas cozidas tem 75 calorias, a mesma quantidade de batatas fritas tem 274 calorias. Procure diversificar o uso da batata preparando-a também como salada, sopa, purê, pão, bolo salgado e cozido. A casca da batata é comestível e quando o cozimento é feito com casca a perda de nutrientes é menor. Para assar as batatas inteiras e com casca, em forno à gás ou elétrico, faça furos na casca com um garfo, passe manteiga ou azeite na casca e asse por cerca de 1 hora. Para reduzir o tempo necessário para assá-las deve se fazer um pré-cozimento por 5 minutos em água fervente antes de levar ao forno. Para fritar corte a batata no formato desejado, lave, seque bem e frite em óleo quente até que estejam douradas e macias.
Como cada variedade de batata tem características bem especiais, é importante saber em que prato vai ser usada, pois cada tipo se adapta melhor a cada tipo de preparo. Tenha em mente essas diferenças na hora da compra, para garantir um aproveitamento mais adequado. A batata com poupa branca e farinhosa é ideal para fazer purês. A de polpa mais compacta e amarela é melhor para ser amassada. Se vai ser usada com casca, escolha as batatas pequenas. Já a que tem casca amarela se caracteriza por ter pouca água, sendo ótima para frituras. Se a casca for de um amarelo bem claro, o interior tem muita água e, portanto ela é mais adequada para o cozimento. No forno a batata perde 1/4 de seu peso, frita perde mais da metade, se for fervida aumenta 1/10 devido à água que absorve, e na preparação de purês seu peso dobra.

DICAS
A batata escurece rapidamente depois de descascada e picada. Para evitar o escurecimento deixe-a dentro de água até o preparo do prato.
Não é preciso descascar as batatas antes de passá-las pelo espremedor; a casca fica retida no utensílio, enquanto a polpa passa com facilidade.
Adicione batatas cruas cortadas a sopas ou ensopados que tenham ficado salgados demais. As batatas vão absorver o excesso de sal durante o cozimento.

Fontes: www.ceagesp.gov.br ; www.cnph.embrapa.br ; www.horti.com.br

MANDIOQUINHA OU BATATA BAROA

A mandioquinha é uma planta herbácea originária dos Andes. Conhecida por vários nomes: batata baroa, batata-salsa, batata baronesa, batata cenoura e cerofolho. Embora seja uma hortaliça bastante rica em nutrientes, seu consumo é restrito devido ao sabor adocicado, que algumas pessoas acham enjoativo. Na cozinha, seu uso mais comum é em sopas e purês, ou frita como acompanhamento de carnes. Ela é rica em vitaminas do complexo B e em alguns sais minerais, como potássio e ferro.
A mandioquinha de boa qualidade é firme, lisa e de cor amarelo clara. Na hora de comprar, prefira as raízes mais retas, sem muitas reentrâncias e pontos escuros. Para saber quanto comprar, calcule 1/2 kg de mandioquinha para 4 pessoas.
Durante uma semana, a mandioquinha se conserva bem dentro da gaveta da geladeira. Passado esse tempo, ela se torna mole e começa a enrugar, perdendo o sabor.

Fonte: www.horti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário